terça-feira, novembro 28, 2006

Beagles


O Beagle é uma raça Inglesa muito antiga, mencionada no século III.
É um cão especializado na caça à lebre, o que faz em matilhas, sendo considerado o menor entre os hounds (cães que caçam em matilha e pelo faro). Como é resistente e acostumado a viver livre, o beagle necessita de espaço ou caminhadas diárias, pois quando caçava, costumava seguir a presa por até 6 horas,impressionante!
Reparem no faro destes cães, no vídeo apercebem-se de uma lebre que vai “de escape”, os Beagles entram precisamente no mesmo sítio onde entrou a lebre. Espectacular não é?!
Abraço a todos

segunda-feira, novembro 06, 2006

Galgos


Os galgos que em diversos países também são conhecidos como Lebréis, em referência à sua grande actuação na caça à lebre.A visão e não o faro,é o principal sentido usado pelos Galgos para caçar.
Sobre as origens desta raça não existe consenso por parte dos autores que se têm dedicado à história do galgo. Uns defendem que a sua origem remonta aos tempos dos faraós. Outros são menos ambiciosos e referem que o galgo é o resultado de cruzamentos do greyhound com algumas espécies de terrier feitas pelos mineiros e tecelões do norte de Inglaterra nos finais do século XIX. Com estas combinações de raças pretendia-se obter uma espécie de menor porte, mais económica, mantendo contudo as características do greyhound no que respeita à velocidade e aptidão para a caça à lebre e ao coelho. Por isso, o galgo terá sido conhecido como sendo o "greyhound dos pobres". Hoje o seu estatuto é completamente distinto, sendo considerado, invés, como símbolo de elite.
Abraço a todos