quinta-feira, abril 19, 2007

Podengo Ibicenco




A raça se origina nas ilhas Baleares de Maiorca, Ibiza, Minorca e Formenteira, onde é conhecido pelo nome original de «Ca Eivissec».

É, também, largamente encontrado na Catalunha, em torno de Valencia, em Roussillon e na Provença, onde é conhecido pelos nomes de Mallorqui, Xamelo, Mayorquais, Charnegue, Charnegui e Cão de Belaric. Esses cães foram provavelmente trazidos para as ilhas pelos fenícios, cartagineses e, eventualmente também, os romanos.

Este é um cão primitivo típico e robusto representante de uma das raças mais antigas. Ilustrações desses cães são encontradas nos túmulos dos Faraós e nos objetos nos museus, de maneira que a existência dessa raça pode, também, ser comprovada no ano de 3400 AC.

Utilização: o podengo ibicenco é utilizado, principalmente para caça aos coelhos. Graças a sua particular habilidade do sentido do olfato que combinado com sua audição, é mais utilizado do que a visão, ele faz faro e caça coelhos com facilidade, inclusive em mata densa. Ágil e brilhante, ele caça sua presa rapidamente, especialmente quando em matilha. Quando um cão indica a caça ela é cercada por todos os outros que mantém uma certa distância e ficam parados esperando. Eles latem somente quando vêem a caça e quando já a tem cercada. Tanto amarrando como caçando a presa, todos os cães balançam a cauda rapidamente, mas facilmente eles abandonam a atitude de espreita. O podengo ibicenco também é utilizado para a caça à lebre e presas grandes. Ele é um bom recolhedor. Com certas exceções, apenas fêmeas são usadas para a formação de uma matilha ou, no máximo, um só macho em razão deste não trabalhar em equipe durante a caça e de ser briguento. Quando a matilha já caçou centenas de coelhos, pode acontecer, com essa raça, que alguns cães da mesma matilha não mais querem caçar até que tenham descansado o suficiente. A expressão espanhola «enconillarse» (ir repousar) refere-se a essa peculiaridade