segunda-feira, agosto 18, 2008

Braco Alemão



Começa com os cães utilizados para caça com redes de animais emplumados,
especialmente nos países do mediterrâneo, e em combinação com a ajuda do falcão. Através da França, Espanha e Flandres os cães apontadores chegaram às Cortes Alemãs. A característica particular desses cães era a sua performance de apontar a caça. Com o advento da espingarda de caça de cano duplo em 1750 os cães apontadores foram ainda mais requisitados. Com a visão do cão as aves eram abatidas em pleno vôo "caça de tiro ao pombo". Este foi o começo da transição do mero apontador para o versátil cão de caça a tiro.
O "Zuchtbuch Deutsch Kurzhaar" (stud book) que era o Livro de Criação do Braco Alemão de Pêlo Curto tem sido publicado desde 1897. Quem redigiu as características da raça em forma de padrão da raça foi o Principe Albrecht zu Solms-Braunfeld, para servir de normas de julgamento de estrutura como também um regulamento simples para provas de Cão de Caça. Até hoje, o Braco Alemão de Pêlo Curto ainda passa pelos filtros de estruturação da raça e regulamento de provas.
O Padrão da Raça descreve a estrutura do Braco Alemão de Pêlo Curto, como um versátil cão de caça, que o habilita a preencher os requisitos em conjunto com as atividades de caça, mesmo em idade avançada.