quinta-feira, agosto 24, 2006

Francisco Carvalho - criação de cães de caça.


Como é o meu primeiro post decidi por um cão que a mim me diz muito, O Podengo Português, embora possuindo varias raças de cães de caça esta é raça que aprecio particularmente e que já muitas alegrias me deu em várias jornadas de caça. Como sou um apaixonado desta raça vou aproveitar para vos contar as suas origens.
Cão de levante e de corso é usado no seu tamanho grande para caça maior e no mais pequeno e médio para caça ao coelho, todas as teorias desta raça apontam para a sua relação com raças semelhantes do Mediterrâneo (Podengo Andaluz, Canarienses , Ibérico), todas ramificadas a partir de um ancestral comum: O Cão Podengo dos Faraós do Alto Egipto, é por excelência um cão do deserto. É fácil encontrar no antigo Egipto altos-relevos que reproduzem estes lebreiros de orelhas erectas. Foram de facto os Egípcios que os difundiram por toda a península para controlar uma praga: os coelhos bravos que davam imenso prejuízo aos agricultores de então, esta raça espalha-se por todo o mundo devido ás descobrimentos Portugueses, eram então utilizados nas caravelas para caçar os ratos que por lá abundavam, o Podengo Português no seu tamanho mais pequeno era então assim conhecido como rateiro.
Esta raça pode ser encontrada em três tamanhos: Podengo Grande, Podengo Médio e Podengo Pequeno podendo a sua pelagem variar entre lisa e cerdosa.
Podia escrever muito mais sobre esta magnifica raça mas fica para futuros posts, o que vos posso dizer da minha experiência de anos a caçar com esta raça é que aos coelhos não há cães melhores.Abraço.

4 comentários:

Anónimo disse...

quando quiser comprar um cão já sei onde hei-de vir...Prarabens pelo blog

Unknown disse...

fico feliz por encontrar mais um blog que fale sobre a minha paixão, os cães de caça, mas máis feliz fico quando encontro um apaixonado pela minha raça preferida o podengo portugues, a verdadeira máquina de guerra, ao qual eu tenho por hábito dizer que não é um cão melhor nem pior que os outros, "é apenas diferente" basta um dia terem a sorte de participar numa jornada de caça com essas verdadeira máquinas em silvados. Quem tem a verdadeira paixão pela caça certamente sabe do que eu estou a falar. Parabens Sr. Francisco Carvalho.

Bento disse...

_Gostaria de adquirir um Podengo Ibicenco, se possivel entrar em contato, deixe o seu email.

30 de março de 20009

Francisco Carvalho disse...

caro Bento nao sei onde o sr pode adquirir essa raça de qualquer nameira vou tentar informar-me.o meu email está aqui no blog mesmo ao lado.
Abraço