quinta-feira, abril 19, 2007

Podengo Ibicenco




A raça se origina nas ilhas Baleares de Maiorca, Ibiza, Minorca e Formenteira, onde é conhecido pelo nome original de «Ca Eivissec».

É, também, largamente encontrado na Catalunha, em torno de Valencia, em Roussillon e na Provença, onde é conhecido pelos nomes de Mallorqui, Xamelo, Mayorquais, Charnegue, Charnegui e Cão de Belaric. Esses cães foram provavelmente trazidos para as ilhas pelos fenícios, cartagineses e, eventualmente também, os romanos.

Este é um cão primitivo típico e robusto representante de uma das raças mais antigas. Ilustrações desses cães são encontradas nos túmulos dos Faraós e nos objetos nos museus, de maneira que a existência dessa raça pode, também, ser comprovada no ano de 3400 AC.

Utilização: o podengo ibicenco é utilizado, principalmente para caça aos coelhos. Graças a sua particular habilidade do sentido do olfato que combinado com sua audição, é mais utilizado do que a visão, ele faz faro e caça coelhos com facilidade, inclusive em mata densa. Ágil e brilhante, ele caça sua presa rapidamente, especialmente quando em matilha. Quando um cão indica a caça ela é cercada por todos os outros que mantém uma certa distância e ficam parados esperando. Eles latem somente quando vêem a caça e quando já a tem cercada. Tanto amarrando como caçando a presa, todos os cães balançam a cauda rapidamente, mas facilmente eles abandonam a atitude de espreita. O podengo ibicenco também é utilizado para a caça à lebre e presas grandes. Ele é um bom recolhedor. Com certas exceções, apenas fêmeas são usadas para a formação de uma matilha ou, no máximo, um só macho em razão deste não trabalhar em equipe durante a caça e de ser briguento. Quando a matilha já caçou centenas de coelhos, pode acontecer, com essa raça, que alguns cães da mesma matilha não mais querem caçar até que tenham descansado o suficiente. A expressão espanhola «enconillarse» (ir repousar) refere-se a essa peculiaridade

28 comentários:

Anónimo disse...

ola gostaria de saber como entrar em contacto com criadores dessa raça........

Unknown disse...

OLA SOU ADMIRADOR DESSA RAÇA TENHO 1MACHO ADULTO E 1MACHO COM 5MESES GOSTARIA COMPRAR UMA FEMEA TAMBEM VERMELHA BRANCA OU CACHORRA OU DULTA P.SILVA

Anónimo disse...

boa tarde Pedro
Tenho uma fêmea em cio
quer contactar me por favor
obrigado
962309479

Anónimo disse...

onde e por quanto posso ter essa raça de caes.... contacto 963231167

henrique disse...

ola. sou o henrique tenho uma matilha.queria arranjas ibecencos tens algum para vender.934605552. obrigado

Anónimo disse...

Olá eu tenho um podengo com 6 meses mas gostaria que algum perito nesta raça me podesse ajudar, pois nao sei ao certo se o meu podengo é Ibicenco ou Andaluz. Agredeço resposta, obrigado.

Anónimo disse...

Irei colocar a foto do meu Podengo na Arca de Noé, e logo a seguir irei colocar o Url aqui. Obrigada.

Anónimo disse...

Está aqui o Url que disse que iria enviar, para ver se o meu Podengo é Andaluz ou Ibicenco. Obrigada.

http://arcadenoe.sapo.pt/foto/o_meu_cao_/467031

Anónimo disse...

Boa tarde,gostaria de saber se tem podengos ibicencos bebes para vender e qual o seu valor! Agradeço resposta breve, obrigado pela atençao

Unknown disse...

Boa noite se ainda tem alguns agradecia que me contacte o meu numero 963243033

Ricardo Almeida disse...

Olá bom dia estou interessado em adquirir uma cachorrinha, telefone 965806836 , rjgal@mac.com, obrigada
Ricardo Almeida

Unknown disse...

Eu tenho uma pra doação. Tem 6 meses

Unknown disse...

Eu tenho uma pra doar. (13) 996470680

Unknown disse...

Eu tenho uma pra doar. (13) 996470680

Unknown disse...

Eu tenho uma pra doação. Tem 6 meses

Unknown disse...

Boa tarde
Estou a iniciar-me na caça e estou a tentar arranja os primeiros cães. Gostaria de saber se tem algum e qual o valor
Luís Almeida 917974172

Anónimo disse...

Boa tarde, alguém sabe onde consigo arranjar uma fêmea ibicenca com no máximo 5 meses? 962219708

Unknown disse...

Ola

Unknown disse...

Olá sou o Marcos de Brasília gostaria de comprar um casal de podengo ebicenco como Faso meu telefone é zap e (61 )
996051591 muito obrigado

Unknown disse...

Boa noite gostava de obter um casal de podengo ibecento como posso contactar

alberto disse...

Boa tarde alguem com podengos ibecianos cachorros???""

Unknown disse...

Olá chamo-me Quim e gostaria saber se tem podengo ibicenco puro para venda? Como posso contactar!

Anónimo disse...

Eu tenho andaluz 14996441739

Anónimo disse...

Eu tenho andaluz pura no interior de sp 14 996441739

Unknown disse...

Gostaria de saber se ainda se consegue cães dessa raça 912942757

Unknown disse...

Boas quero comprar 3 machos cachorros alguém tem? FERRAZ 919571664

Anónimo disse...

Ola boas , alguem que tenha crias da raça pra venda obrigado
Cumprimentos

Anónimo disse...

Tanto comentario/ será que não há criadores desta raça.
Tambem gostava de adquirir um exemplarité.